Curso de informática no NTE.
A turma buscando um pouco mais de
informações sobre Linux.
Este blog é uma criação da profª Tere Carvalho, juntamente com seus alunos das 5ª séries(51/52/53) do Colégio Estadual Tancredo Neves, Santa Maria, RS. Tem como referência conhecer os símbolos, a partir da linguagem não-verbal (placas de sinalização de trânsito), nas disciplinas de Artes e Português, esta com a participação e colaboração da professora Ana Marta, bem como a necessidade de trabalhar-se o tema em sala de aula, visando a Campanha Nacional contra a Violência no Trânsito.
DEPOIMENTO DOS ALUNOS.
Enquanto as crianças aprendem e praticam os verdadeiros valores, a maioria dos motoristas dão prova de que, para eles, o que realmente os leva a obedecerem à Lei Seca é o valor das altas multas e não o valor de suas próprias vidas, e muito menos a dos outros, se é que se pode calcular o valor de uma vida! As entrevistas dão conta disso quando se ouve um motorista dizer:- ".....agora temos que nos cuidar né? A multa é muito grande diante do preço de um táxi....!" São reportagens que circulam em todas as mídias, todos os dias! E o pior, tem gente que ainda se diz prejudicada pela nova Lei!
Nas primeiras pinturas encontradas em cavernas, o homem já demonstrava sua vontade de ilustrar, identificar o mundo que o cercava. No princípio as caçadas pareciam os motivos mais eloqüentes para tal atitude. O ser humano passava a se identificar como caçador através de suas pinturas rupestres. Ele desenvolvia um simbolismo gráfico que, através de traços, passaria a ser um meio de identificá-lo como tal. Não podemos considerar, no entanto, que esse ato estava recheado de intencionalidades, que ele quisesse ser assim caracterizado para os humanos do século XX, por exemplo.
Verificar as circunstâncias mais expressivas no reconhecimento dos símbolos entre o público envolvido, o entendimento do código e cumprimento dos mesmos.
O projeto justifica-se pelo alto índice de acidentes de trânsito envolvendo todas as faixas etárias, nas mais diversas circunstâncias, caracterizando a violência e a certeza do pouco investimento que a escola faz no potencial de multiplicadores de idéias e atitudes que tem, sob sua responsabilidade, o aluno, e pelo sentimento de responsabilidade coletiva que a situação exige que se crie de maneira global. A escola, jamais poderia se eximir de contribuir de forma tão eficaz e direta no que diz respeito ao assunto, frente à potencialidade da educação, investindo naquele que, verdadeiramente têm o poder de reverter essa realidade tão cruel do trânsito. Além do fato focado na violência no trânsito, tem a escola a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade, haja vista a amplitude do tema, como por exemplo os diversos signos que a língua adquire através da linguagem não verbal.
Os referenciais teóricos serão formados por materiais didáticos oficiais às provas de aquisição da CNH (carteira nacional de habilitação), Leis vigentes, (Federais, Estaduais e Municipais), laboratório de informática, livros, revistas, artigos ou quaisquer outras publicações que forem pertinentes ao tema desse projeto.
a) Após o processo de estudos e aprendizagem, os alunos farão a confecção de placas sinalizadoras de trânsito em sala de aula a partir de materiais recicláveis (papelão, garrafas pet, tintas, papel, cabos de vassouras...), entre outros.