quarta-feira, 30 de julho de 2008

CULMINÂNCIA

a) Após o processo de estudos e aprendizagem, os alunos farão a confecção de placas sinalizadoras de trânsito em sala de aula a partir de materiais recicláveis (papelão, garrafas pet, tintas, papel, cabos de vassouras...), entre outros.

b) Exposição do material confeccionado, no recinto da escola ao grande grupo.

c) Exposição de outros materiais, considerados pelos alunos também como possíveis geradores de acidentes no trânsito como: o uso de chinelos ou de saltos altos; fones de ouvido; uso do espelho interno para outros fins que não sejam o de cuidar o trânsito durante a direção, como por exemplo, para retocar a maquiagem; o uso do celular; o ato de trocar o CD; o ato de acender um cigarro com o carro em movimento; o ato de comer ou beber, mesmo que seja água; o ato de dar atenção a crianças que estejam sentadas indevidamente no banco da frente, além do uso de medicamentos considerados relaxantes.

d) Durante a apresentação, os alunos explicarão os significados dos símbolos nas placas de sinalizações, o significado das cores destas, as diferenças existentes entre placas urbanas e placas de estradas e as conseqüências da não obediência destas.

e) As crianças reforçarão o apelo ao público, distribuindo mensagens e adesivos referentes à campanha nacional da Rede Globo “CORRER É O FIM” e vestidas com diversas fantasias de super-heróis e fadinhas milagrosas, com o intuito de chamar a atenção de que, no trânsito, não existem super-heróis.

f) Ao final, será elaborada pelos alunos, uma Cartilha Educativa com "dicas" e ilustrações de pequenas atitudes que auxiliam na prevenção de acidentes de trânsito, embasadas em suas próprias descobertas e a criação de um Blog Interativo

OBS: A avaliação será contínua e permanente, com ênfase para a participação e interação dos alunos em todas as disciplinas.

Um comentário:

Patrícia Gaier disse...

oi professora Terezinha! queria saber qual o nome do seu artigo sobre o poema "clichetes" para eu dar uma olhadinha!