quarta-feira, 30 de julho de 2008

OBJETIVOS

Verificar as circunstâncias mais expressivas no reconhecimento dos símbolos entre o público envolvido, o entendimento do código e cumprimento dos mesmos.
Desenvolver nos alunos, hoje como pedestres, mas amanhã como motoristas, o hábito da direção defensiva e responsável como parte do ensino aprendizagem, como potenciais ativos e multiplicadores na educação de trânsito solidária, visto que serão fiscalizadores em situações reais no trânsito.
Trabalhar a conscientização dos alunos e comunidade escolar enquanto pedestres e motoristas, a importância de conhecer, fazer e obedecer a leitura não verbal como parte da cultura do grupo social em que estamos inseridos, e o quanto esse hábito pode evitar pequenos transtornos e até acidentes de maiores conseqüência.
Mostrar a realidade com dados científicos que revelam elevação dos índices de acidentes com morte, e criar a necessidade de reversão dessa.
Desmistificar a idéia de que somente o motorista é responsável pelo número crescente de acidentes envolvendo veículos, de que os acidentes ocorrem por fatores isolados, e não por um conjunto de situações nem sempre consideradas com a devida relevância, situações essas que envolvem além das desobediências às placas, o uso inadequado e abusivo nas avenidas e passeios, de propagandas, lixeiras, postes de iluminações, fiações, péssima manutenção no plantio de árvores, bicicletas, motos e pedestres, todos disputando o mesmo espaça de maneira brutal com essa poluição visual, acrescida muitas vezes ao uso de bebidas alcoólicas, à desatenção causada pela correria da vida urbana. Tudo isso culmina com a enorme irresponsabilidade coletiva e o caos que hoje vivemos.
Preparar o aluno para contribuir na diminuição dos altos índices de acidentes de trânsito de forma natural, prazerosa e lúdica, considerando sua capacidade de interação, tornando-o cidadão consciente e também parte responsável, capaz de com suas atitudes também influir nas decisões do poder público, com relação ao disciplinamento das vias urbanas, Através do Código de Postura, Lei Municipal que dentre outras coisas, regula a circulação de veículos nas vias públicas e os diversos tipos de propaganda utilizados nos estabelecimentos comerciais, que poluem e atrapalham o tráfego.

Nenhum comentário: